Fiocruz Amazônia realiza a primeira reunião da Comissão Executiva local para o X Congresso Interno da Fiocruz
O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) está engajado no processo de preparação do X Congresso Interno da Fiocruz, que acontecerá no próximo mês de dezembro. Eleita na última reunião do Conselho Deliberativo da unidade, a Comissão Executiva do ILMD/Fiocruz Amazônia para o X Congresso Interno realizou, no último dia 26/09, a sua primeira reunião com a finalidade de discutir a formação/definição da Comissão Eleitoral, bem como estratégias para divulgar, sensibilizar/motivar e envolver a comunidade nas atividades de estudos/debates acerca das três teses do congresso e definir os papeis dos integrantes da comissão executiva e como se dará a participação de cada membro nos debates/encontros de discussão e Assembleia Geral.
A reunião contou com as presenças do vice-diretor de Educação, Informação e Comunicação, Cláudio Peixoto; a chefe do Serviço de Gestão do Trabalho, Luciene Araújo; o chefe do Serviço de Gestão da Tecnologia da Informação, Carlos Fabricio (on line); a servidora Anizia Aguiar, coordenadora do Programa de Vocação Científica;;Elen Martins, representante da Associação dos Pós-Graduandos (APG) da Fiocruz Amazônia, e os colaboradores Ivis Cabral Rodrigues e Helter Luiz Rabelo Brito, representando os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados (as). Entre as deliberações, a Comissão Executiva definiu que serão realizadas visitas aos setores para mobilização dos trabalhadores para as reuniões e a divulgação de cards por meio dos grupos de whatsapp para informar sobre os encontros.

A comissão entende que caberá à diretoria do ILMD/Fiocruz Amazônia os encaminhamentos para a formação da Comissão Eleitoral e decidiu organizar a participação dos integrantes dividindo a equipe por tarefas (coordenação, relatoria e revisão) para cada debate sobre as Teses 1, 2 e 3, previstos para ocorrer, respectivamente, nos dias 29/09, 06/10 e 10/10, na Sala 101, no horário das 14 às 17h. Ficou definida como metodologia de trabalho durante as reuniões a leitura prévia do texto, apresentação do contexto, motivações e objetivo do X Congresso Interno. O coordenador do debate apresenta na tela a Tese e suas Diretrizes, e explica as regras de participação. Após a apresentação da Tese, o coordenador abre para o debate e análise de cada uma das Diretrizes. A comunidade pode fazer sugestões de supressão, alteração etc., com um tempo de fala estipulado em dois minutos mais um minuto para finalização.
A Comissão Executiva definiu a agenda de encontros periódicos. Eles acontecerão nos dias 3, 7 e 20/10, no horário das 8h às 12h. O primeiro com o objetivo de analisar e distribuir o documento organizado pela relatoria; o segundo, após a reunião do Seminário Preparatório (no YouTube), irá analisar e distribuir o documento organizado pela relatoria a respeito de debate da Tese 2; o terceiro, para consolidar os documentos que irão para a assembleia do dia 21/10. Todos devemos estar atentos ao Calendário Institucional para cumprir o envio das contribuições ao e-mail definido pela diretoria.
ILMD/Fiocruz Amazônia, Por Júlio Pedrosa
Fotos: Júlio Pedrosa